Portal do Parceiro Youse
Um sistema integrado com APIs Youse para possibilitar vendas e administração da operação de Corretores de Seguro de produtos Youse


Cenário inicial
Youse Negócios é o nome dado ao canal B2B2C da Youse, uma seguradora inovadora 100% digital, que comercializa seus produtos direto ao consumidor final, em um modelo B2C, ou seja, sem a intermediação de corretores de seguro.
Objetivo
Queremos nos tornar uma plataforma self service para nossos parceiros, Marketplaces e Corretores, que ofereça um serviço rápido, prático, desburocratizado e 100% digital.
Uma vez que já possuíamos todos os serviços disponibilizados para os parceiros via API, o Portal do Parceiro deveria ser a tangibilização desses serviços em interfaces para os usuários realizaram as ações de venda e gestão dos produtos Youse.
Linha do tempo












Mapeando stakeholders
Para mapear os stakeholders que darão orientação ao desenvolvimento, nos trazendo as necessidades e aspectos importantes ao negócio, os dividimos em 3 níveis principais:
Grupo primário: Quem vai tocar a descoberta e quem tem ligação direta com o desenvolvimento da solução.
Grupo secundário: Áreas e pessoas que não estão diretamente envolvidas com a demanda, mas possuem forte interesse ou conhecimento sobre o assunto.
Grupo terciário: Áreas e pessoas que não lidam diretamente com a demanda, porém são indiretamente afetadas pela implementação da solução.


Estudos de
benchmarking
O benchmarking foi o caminho para otimizar os processos do nosso projeto com base nas melhores práticas do mercado.
Esse processo consistiu na análise comparativa de concorrentes em busca de estratégias bem-sucedidas que podem ser replicadas nnas nossas iniciativas.
Ao observar as organizações líderes de mercado ou nossos competidores mais fortes, conseguimos absorver um aprendizado valioso e ajudar a embasar e entender as descobertas pelo caminho.


Matrizes CDS
(consolidação)
Essa dinâmica realizada com stakeholders de Negócios e Tecnologia foi importante para ajuda o time a focar no que nos pontos principais para o desenvolvimento do projeto e trouxe mais clareza sobre qual caminho deveríamos seguir.


Destrinchando os problemas
Levantamento dos problemas que queremos investigar. Depois de levantar as dúvidas, suposições e certezas. Ter feito pesquisas, ter identificando e coletado bastante informação sobre o problema. Chegou a hora organizar tudo que coletamos.
Aqui começamos a descobrir quais são, onde começam e onde terminam nossos problemas. Deixamos claro o porquê esses são problemas, como eles afetam a Youse e como eles afetam nossos clientes/parceiros.


Pesquisa com intermediários
Objetivos gerais
Entender o comportamento dos corretores que se interessam em comercializar nossos produtos, como se relacionam com seus clientes, quais as seguradoras que trabalham e as ferramentas que os auxiliam na operacionalização do seu negócio.
Recorte da base
Contatamos pessoas que se cadastraram no site da Youse, na landing page "Seja um parceiro" desde 2021.


Foram realizadas entrevistas em profundidade (pesquisa qualitativa), com duração de 1h e bonificação em 100 reais;
As entrevistas foram realizadas do dia 30/05 a 01/06;
Enviamos 80 convites de pesquisa para a base, sendo que 53 pessoas se interessaram em participar;
Tivemos uma taxa de resposta de 66%;
Cenário
























Insight cards
As descobertas mais interessantes, relevantes em nossa análise usadas para apresentá-las às partes interessadas e depois de debates a respeito de cada tema relacionado nas Matrizes CSD deram insumos para o mapeamento de oportunidades, definição e priorização do backlog do projeto.


A imagem está desfocada para preservar dados sensíveis
Mapeamento de oportunidades, Backlog unificado e priorizado
Buscando acelerar a evolução do canal B2B2C, construímos uma visão única de backlog contemplando itens mapeados através de workshops envolvendo todas as áreas da companhia, pesquisas de mercado e feedbacks de parceiros. Ao todo foram mapeados 102 itens, agrupados em 21 temas diferentes, que contemplam frentes de autosserviço e marketplace.




Principais jornadas desenvolvidas
A seguir trago algumas jornadas que desenvolvemos ao longo dos dois anos de desenvolvimento do Projeto Parcerias.
Login (Amazon Cognito)
Para controle e gestão de usuários, utilizamos o serviço Amazon Cognito.




Etapa 1 - Primeiro acesso
Assim que um usuário é criado pelo administrador da Corretora de Seguros ele recebe um e-mail de boas-vindas com instruções para acessar o Portal do Parceiro Youse, onde deveria entrar com a senha enviada no e-mai, e então deveria criar uma senha particular.


Etapa 2 - Login e autenticação
Através do Cognito foi possível disponibilizar a autenticação de múltiplos fatores para aumentar a segurança ao acesso. Dessa maneira o usuário recebe um código por e-mail quando realiza o primeiro acesso do dia ou quando utiliza um novo dispositivo.








Jornada de Cotação
A principal jornada de ativação, onde corretores criam cotações e as enviam aos clientes




Etapa 1 - Preenchimento de dados do veículo e da pessoa cliente
Nesta etapa a pessoa Corretora de Seguros precisa preencher dados referentes ao veículo e à pessoa cliente. Estes dados são então validados em diversos serviços de risk acceptance, enriquecidos e preenchidos automaticamente de acordo com os dados retornados desses serviços. Facilitando o preenchimento do formulário e diminuindo assim o tempo gasto nesta etapa.
Etapa 2 - Seleção do plano




Após o preenchimento e validação dos dados da pessoa cliente, o corretor de seguros tinha a possibilidade de avaliar os planos (img 1) disponíveis e comparar as coberturas e assistências de cada plano. Nesse momento era importante que o usuário pudesse ver um resumo das informações do cliente para ter contexto para quem estava realizando a cotação. O usuário tem a opção de personalizar os planos ou criar um plano do zero.
Etapa 2b - Personalização do plano




Aqui o usuário tem a possibilidade de avaliar cada uma das coberturas e assistências e selecionar aquelas que mais interessa ao cliente, aplicando assim o principal diferencial do canal direto (B2C) da Youse, que é a personalização livre do seguro.
Etapa 3 - Resumo e envio de cotação
Na terceira e última etapa, a pessoa corretora visualiza o resumo da cotação, valores e planos de pagamento e então envia esta cotação por e-mail para a pessoa cliente, que ao clicar no CTA, realizava o pagamento através do serviço de checkout padrão Youse.




Rogério Saccaro
Desenvolvendo produtos digitais que trazem resultados.
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