Talk7:
O app de mensagens do Elo7
Um aplicativo. Um sistema de mensageria completa para auxiliar Compradores e Vendedores, da descoberta ao checkout

Cenário inicial
Até 2016 o sistema de mensagens era arcaico, não acontecia em tempo real e não permitia o envio de imagens. As mensagens enviadas eram notificadas via e-mail.
Como o sistema não entregava o que os usuários precisavam, eles acabavam indo para outras plataformas de comunicação e corria o risco da venda ser fechada fora da plataforma Elo7
Objetivo
Queremos ter uma solução de trocas de mensagens onde seja possível realizar compras e vendas em tempo real por meio de Chat. Nele o vendedor também deve conseguir cadastrar seus produtos e atender seus pedidos do início ao fim, com auxílio de atalhos durante a conversa. Da descoberta ao checkout.
Personas
Para entendermos melhor os usuários e suas necessidades, definimos as protopersonas:
Vendedores:
Top Sellers: Artesãos heavy users da plataforma. Possuem loja ativa há mais de 5 anos. Têm no Elo7 sua ocupação e fonte principal de renda.
New Sellers: Pessoas que foram levadas à plataforma por decorrência da crise que teve início em 2014 e precisaram aprender uma atividade de artesanato, empreender e aumentar suas vendas através do Elo7.
Compradores:
Top Buyers: Heavy users que compram produtos personalizados para eventos e presentes. Usuários com compras recorrentes.
First-time buyers: Pessoas que estão na sua primeira experiência de compra no Elo7. Ainda possuem dúvidas e desconfianças sobre a plataforma.
Entendendo as dores
Discovery:
A descoberta se iniciou com o contato e acompanhamento das atividades do time de Comunidade, cuja principal atividade é acompanhar de perto e interagir com usuários nas redes sociais e comunidades relacionadas ao Elo7.
Pesquisa primária: Com as personas desenvolvidas e o canal de contato escolhido, montamos pesquisas por meio do Google Forms voltadas a entender melhor as dores dos Top Buyers e Sellers com relação à troca de mensagens e como isso influencia as vendas.
Principais insights coletados:
A demora no recebimento e envio das mensagens prejudica a venda e esfria o lead.
Enquanto não recebe resposta, o comprador pesquisa outras maneiras de suprir sua necessidade.
A impossibilidade de envio de imagens dificulta a personalização e aprovação de itens que são encomendados sob medida.
A falta de mobilidade impede que o vendedor responda ao comprador em momento que não está na frente do computador.
A troca de mensagens fora da plataforma faz a venda ser fechada por fora.
Ideação e Validação
Planejamento:
Desenvolvimento de Fluxo e Jornadas do usuário (Miro)
Prototipação Web, Web mobile (responsivo), iOS nativo e Android nativo (Sketch)
Roteiro do teste.
Recrutamento: 7 convidados de cada perfil
Incentivo de R$100 para o comparecimento
Termo de confidencialidade
Aplicação dos testes
Tabulação dos resultados
Testes de Usabilidade:
Com a definição dos problemas que deveríamos solucionar, a jornada do usuário, interfaces e roteiro.
O teste foi realizado com usuários dentro dos perfis definidos. Foram recrutados heavy users de diferentes canais (Desktop, iOS e Android) para testarmos a consistência das soluções apresentadas.








Lançamentos
Talk7 (beta):
O primeiro lançamento foi um aplicativo em separado chamado de Talk7. Ainda com poucas funcionalidades mas com o principal: A facilidade de realizar compra/venda através do chat.

Talk7 1.5:
Lançamento de melhorias e novas funcionalidades

Talk7 (integração completa):
Lançamento da integração completa entre o aplicativo Talk7 e o Elo7 na Web.

Talk7 (Divulgação):
Divulgação do app e onboarding.

Rogério Saccaro
Desenvolvendo produtos digitais que trazem resultados.
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