Talk7:

O app de mensagens do Elo7

Um aplicativo. Um sistema de mensageria completa para auxiliar Compradores e Vendedores, da descoberta ao checkout

Cenário inicial

Até 2016 o sistema de mensagens era arcaico, não acontecia em tempo real e não permitia o envio de imagens. As mensagens enviadas eram notificadas via e-mail.

Como o sistema não entregava o que os usuários precisavam, eles acabavam indo para outras plataformas de comunicação e corria o risco da venda ser fechada fora da plataforma Elo7

Objetivo

Queremos ter uma solução de trocas de mensagens onde seja possível realizar compras e vendas em tempo real por meio de Chat. Nele o vendedor também deve conseguir cadastrar seus produtos e atender seus pedidos do início ao fim, com auxílio de atalhos durante a conversa. Da descoberta ao checkout.

Personas

Para entendermos melhor os usuários e suas necessidades, definimos as protopersonas:

Vendedores:

Top Sellers: Artesãos heavy users da plataforma. Possuem loja ativa há mais de 5 anos. Têm no Elo7 sua ocupação e fonte principal de renda.

New Sellers: Pessoas que foram levadas à plataforma por decorrência da crise que teve início em 2014 e precisaram aprender uma atividade de artesanato, empreender e aumentar suas vendas através do Elo7.

Compradores:

Top Buyers: Heavy users que compram produtos personalizados para eventos e presentes. Usuários com compras recorrentes.

First-time buyers: Pessoas que estão na sua primeira experiência de compra no Elo7. Ainda possuem dúvidas e desconfianças sobre a plataforma.

Entendendo as dores

Discovery:

A descoberta se iniciou com o contato e acompanhamento das atividades do time de Comunidade, cuja principal atividade é acompanhar de perto e interagir com usuários nas redes sociais e comunidades relacionadas ao Elo7.

Pesquisa primária: Com as personas desenvolvidas e o canal de contato escolhido, montamos pesquisas por meio do Google Forms voltadas a entender melhor as dores dos Top Buyers e Sellers com relação à troca de mensagens e como isso influencia as vendas.

Principais insights coletados:

  • A demora no recebimento e envio das mensagens prejudica a venda e esfria o lead.

  • Enquanto não recebe resposta, o comprador pesquisa outras maneiras de suprir sua necessidade.

  • A impossibilidade de envio de imagens dificulta a personalização e aprovação de itens que são encomendados sob medida.

  • A falta de mobilidade impede que o vendedor responda ao comprador em momento que não está na frente do computador.

  • A troca de mensagens fora da plataforma faz a venda ser fechada por fora.

Ideação e Validação

Planejamento:

  • Desenvolvimento de Fluxo e Jornadas do usuário (Miro)

  • Prototipação Web, Web mobile (responsivo), iOS nativo e Android nativo (Sketch)

  • Roteiro do teste.

  • Recrutamento: 7 convidados de cada perfil

  • Incentivo de R$100 para o comparecimento

  • Termo de confidencialidade

  • Aplicação dos testes

  • Tabulação dos resultados

Testes de Usabilidade:

Com a definição dos problemas que deveríamos solucionar, a jornada do usuário, interfaces e roteiro.

O teste foi realizado com usuários dentro dos perfis definidos. Foram recrutados heavy users de diferentes canais (Desktop, iOS e Android) para testarmos a consistência das soluções apresentadas.

Lançamentos

Talk7 (beta):

O primeiro lançamento foi um aplicativo em separado chamado de Talk7. Ainda com poucas funcionalidades mas com o principal: A facilidade de realizar compra/venda através do chat.

Talk7 1.5:

Lançamento de melhorias e novas funcionalidades

Talk7 (integração completa):

Lançamento da integração completa entre o aplicativo Talk7 e o Elo7 na Web.

Talk7 (Divulgação):

Divulgação do app e onboarding.